Rastreamento de veículos: Para que serve?

Rastreamento de veículos: Para que serve

Levar a informação sobre a localização exata de um caminhão, carro ou moto é a principal função do rastreamento de veículos.

Dois aspectos em especial se beneficiam do rastreador veicular, que é a segurança e a eficiência.

Ou seja, a partir do armazenamento das informações que o sistema oferece, há maior facilidade em localizar um automóvel em sua rota, caso sofra algum sinistro, como o roubo de carga.

Por meio dessa ferramenta, além de proporcionar maior segurança aos motoristas e aos bens transportados, ainda é possível definir os trajetos mais rápidos, proporcionando maior eficiência ao trabalho.

Confira!

O que é e como funciona o rastreador de veículos?

Basicamente, o rastreador veicular, possibilita a uma pessoa que tenha acesso à exata localização de um automóvel, mesmo a distância.

Essa tecnologia é composta de 3 peças, que são essenciais para o seu funcionamento, que são:

 

●      Rastreador veicular: que é o dispositivo que deve ser instalado no automóvel;

●      Sistema de comunicação: responsável por “conversar” com o dispositivo citado acima;

●      Um meio que deve permitir que o usuário que deseja ter informações acerca de um veículo, receba os dados que constam no sistema.

 

Normalmente, o dispositivo do rastreamento de veículos é tão compacto, que cabe na palma da mão.

Sua conexão no veículo acontece por meio da tecnologia OBD (On Board Diagnostic), que pode ser traduzida como diário de bordo.

Portanto, assim que o aparelho é instalado no veículo, emite informações para uma rede, dando a localização de um carro em diferentes momentos.

A tecnologia GPS (sistema de posicionamento global), é obrigatória para todo rastreador veicular, pois são responsáveis por realizar a comunicação com as redes de satélite que se encontram na órbita terrestre.

Alguns equipamentos mais modernos de rastreamento de veículos, possuem conexão com a internet, permitindo o repasse de informações em tempo real, que é possível com a utilização do sistema M2M/GSM.

Vale ressaltar que, a transmissão realizada via internet, permite a captação de dados por meio da telemetria.

Visto que, associada à gestão de frotas, essa tecnologia promove o envio e recebimento de informações extremamente relevantes como:

●      Funcionamento do veículo;

●      Gasto de combustível;

●      Nível de óleo;

●      Desgaste dos pneus.

 

Principais tecnologias utilizadas pelo rastreamento de veículos

Conforme foi dito anteriormente, o rastreamento de veículos conta com alguns tipos de tecnologia, como o GPS, Radiofrequência e Telemetria, das quais falaremos mais detalhadamente a seguir.

GPS

Provavelmente, a tecnologia GPS seja uma das mais conhecidas e utilizadas pelo rastreamento de veículos.

Inicialmente este sistema foi desenvolvido para objetivos militares do governo dos Estados Unidos.

Diante das suas inúmeras aplicações, podem se destacar:

●      Localização de animais e pessoas;

●      Uso em jogos de celular, como é o caso do Pokemon Go.

Além disso, é de fundamental importância para o funcionamento de um rastreador veicular, oferecendo dados de grande precisão acerca do posicionamento em torno do globo.

O funcionamento do GPS se dá por meio do cálculo realizado com base nas informações trocadas entre um rastreador veicular e os satélites.

Os benefícios associados a esse equipamento são:

●      Proteção do patrimônio contra roubos e furtos;

●      Otimização da gestão de frotas;

●      Melhora dos serviços prestados;

●      Obtenção de melhores resultados para a empresa.

Radiofrequência

Apesar da sua recente popularização, o sistema de radiofrequência teve sua origem ainda nos anos 1970.

O fator determinante para que a radiofrequência ganhasse mais espaço foi a significativa redução nos gastos com a produção.

Além de ser utilizada no rastreamento de veículos, a radiofrequência tem sido estudada por diferentes segmentos, quer seja para a substituição de código de barras, como para o monitoramento de pacientes com Alzheimer.

São diversas as vantagens proporcionadas pela radiofrequência para o rastreador veicular, tais como:

●      Facilitar a identificação dos imóveis;

●      Aprimoramento dos programas de fidelidade;

●      Automatização das transações.

Telemetria

Tendo em vista que o programa de rastreamento de veículos ultrapassa seus objetivos mais conhecidos, que são a elaboração de rotas, bem como de cercas eletrônicas.

A Telemetria oferece uma grande variedade de serviços, que acontece a partir do cruzamento de dados referentes ao desempenho do motorista e do veículo com a própria operação.

Engana-se quem pensa que essa tecnologia é utilizada somente pelo rastreador veicular, como também para as áreas médica e agrícola.

É importante lembrar ainda as vantagens que essa ferramenta possibilita tanto para motoristas, como empresas de gestão de frotas:

●      Emissão de dados como velocidade, quilometragem, condução e condições externas, permitindo que as estratégias sejam bem definidas;

●      Muito eficaz para as cargas refrigeradas, perigosas ou de grande valor;

●      Mapeamento da trajetória, evitando possíveis contratempos, como roubos.

 

Conclusão

Certamente, a utilização de um sistema de rastreamento de veículos permite maior segurança e eficiência para as empresas que gerenciam frotas.

Afinal, sem o auxílio deste dispositivo, fica inviável manter um bom controle não apenas da integridade dos veículos, como também a forma como os profissionais desse segmento estão atuando.

 

Italia Ricambi. Especializados em venda de peças automotivas!

Sobre a loja

Peças Automotivas, Casa e Garagem - Itália Ricambi. Loja de peças e acessórios para carros, utilidades domésticas e esporte e fitness.

Pague com
  • Pix
Selos

Piccirilli Import Export Distr e Com Ltda - CNPJ: 09.482.790/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade