Pneus mais largos: entenda as vantagens

Pneus mais largos

Todo motorista precisa conhecer as vantagens dos pneus mais largos, além de suas desvantagens e a relação com os pneus estreitos para saber qual a melhor opção para o seu carro.

Afinal, a dimensão dos pneus tem impacto direto no desempenho do carro, afetando seu consumo de combustível, dirigibilidade e muitos outros fatores.

Portanto, saber quais são as vantagens dos pneus mais largos ajuda a definir se eles são, afinal de contas, indicados para o seu automóvel e seus hábitos de condução.

Para saber isso, siga a leitura do artigo abaixo.

Quais as principais vantagens dos pneus mais largos?

É fato que existem vantagens dos pneus mais largos em relação aos mais estreitos, especialmente para automóveis mais pesados, que levam cargas ou que andam em alta velocidade com mais frequência.

Confira a seguir quais são essas vantagens.

Maior aderência no asfalto

Uma das principais vantagens dos pneus mais largos é que eles geram maior aderência no asfalto. A questão é lógica aqui: quanto maior a superfície da banda de rodagem, maior é a área de contato do pneu com o asfalto.

Quanto maior o contato do pneu com o asfalto, maior é a aderência e estabilidade ao dirigir. É por isso, por exemplo, que tantos carros de corrida usam pneus mais largos para garantir a estabilidade na direção.

Por causa disso, os pneus mais largos são excelentes para conduzir em curvas, frenagens e em estradas. Isso leva à segunda vantagem do dia.

Maior conforto ao dirigir

Os carros com pneus mais largos são mais confortáveis para dirigir do que os automóveis com pneus mais estreitos.

Afinal, os pneus mais largos geram uma maior estabilidade na condução. Isso faz com que o rolamento seja mais suave com menos trepidações. A condução fica mais confortável e gostosa dessa forma.

Mais resistência a impactos

Uma das vantagens dos pneus mais largos é o fato de contar com uma resistência maior a impactos, uma vez que a área da banda de rodagem é maior do que a dos pneus estreitos.

Na prática, isso significa que um impacto ao passar por um buraco na estrada, por uma lombada ou ao estacionar encostado na guia são mais bem distribuídos pela peça e o dano causado é menor.

Dessa forma, o pneu mais largo costuma aguentar por mais tempo ao apresentar maior resistência mecânica do que os pneus mais estreitos.

Aguentam mais peso

Normalmente, os pneus para Fiat Toro ou Fiat Strada costumam ser mais largos do que os de outros automóveis comerciais. Isso porque carros que carregam muito peso tanto do próprio automóvel quanto de cargas precisam de pneus maiores.

A razão para isso é que uma das vantagens dos pneus mais largos é que eles aguentam mais peso do que os estreitos, pois contam com mais borracha na sua composição.

Para quem costuma levar cargas para cá e para lá, os pneus mais largos representam uma melhor opção para os motoristas.

Melhor monitoramento da pressão

A pressão da calibragem ideal do pneu é essencial para o motorista, pois ajuda muito na economia do combustível do carro. Isso acontece porque o pneu com pressão abaixo do necessário tem maior resistência ao rolamento.

Por causa disso, o motor precisa fazer mais força para que o carro possa se mover, o que gera um aumento no gasto de combustível.

Portanto, quanto melhor for o controle da pressão do pneu, melhor para o motorista. Isso é uma das vantagens dos pneus mais largos, já que eles permitem que o monitoramento da calibragem seja feito de maneira mais fácil.

Quais as desvantagens dos pneus mais largos?

Ao mesmo tempo que existem vantagens dos pneus mais largos, também existem desvantagens. Afinal, é assim com tudo, não é mesmo?

Portanto, quem quer comprar pneus em Florianópolis ou em outras cidades do Brasil, precisa entender também os pontos negativos dos pneus maiores.

Confira abaixo algumas das desvantagens dos pneus largos.

Aquaplanagem

Dirigir na chuva ou com a estrada molhada é um problema sério quando estamos com um pneu mais largo no carro. Isso acontece justamente por causa da maior banda de rodagem da peça.

Por ter mais aderência ao chão, o pneu mais largo também sofre mais com a aquaplanagem, especialmente na hora da frenagem em pista molhada.

Mais consumo de combustível

Outra das desvantagens dos pneus mais largos é que eles são mais pesados. Afinal, leva mais borracha para produzir essas peças. Por isso, elas pesam mais que os pneus estreitos.

Na prática, por serem mais pesados, eles exigem naturalmente mais força do motor, o que faz com que o gasto de combustível seja maior.

Por causa disso, quem quer economizar combustível precisa usar pneus mais estreitos e com maior facilidade de rolamento para não forçar muito o motor.

Vale lembrar que isso é verdade para todas as marcas: os pneus Pirelli, Bridgestone, Goodyear, Michelin e outros funcionam da mesma forma.

E aí, aprendeu quais são as vantagens dos pneus mais largos? Agora que você já sabe como eles funcionam, consegue entender se eles são os mais adequados para o seu carro ou não.

Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o uso de pneus mais largos no carro!

Sobre a loja

Peças Automotivas, Casa e Garagem - Itália Ricambi. Loja de peças e acessórios para carros, utilidades domésticas e esporte e fitness.

Pague com
  • Pix
Selos

Piccirilli Import Export Distr e Com Ltda - CNPJ: 09.482.790/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade