Manutenção da moto: 7 ajustes que você não pode esquecer

Manutenção da Moto

Muitas pessoas optam pela moto por ser um veículo de custo relativamente baixo e permitir uma maior mobilidade, especialmente nas grandes cidades. Entretanto, como qualquer máquina, a motocicleta também deve passar por manutenções. Na hora de levar a sua moto em um mecânico, saiba que existem alguns ajustes que você não pode esquecer de solicitar.

1. Lubrificação e verificação dos cabos

Alguns dos principais recursos de um veículo são acionados por meio de cabos, como é o caso do freio, da embreagem e do acelerador. Quando esses cabos ficam muito secos, sem lubrificação, têm mais chances de romper, causando acidentes graves. Uma visita à mecânica semestralmente é suficiente para checar como está a lubrificação dos cabos.

Ainda falando sobre este item, os cabos das velas também devem ser verificados com alguma frequência. O principal motivo é a oxidação, algo que acontece tanto pela exposição às intempéries climáticas quanto pela poluição do ar. Um cabo de vela oxidado pode baixar o rendimento da sua moto.

2. Troca de óleo e do filtro de óleo

O óleo é um dos componentes mais importantes para o funcionamento correto da motocicleta, uma vez que é responsável por diminuir o desgaste das peças, além de promover a limpeza dentro de seus compartimentos. Por isso, ao fazer a manutenção da moto, não esqueça de solicitar a troca do óleo.

Aconselha-se que essa troca seja feita a cada 3.000 quilômetros ou ao atingir o prazo da próxima revisão (o que chegar primeiro). Nesse sentido, é importante também trocar o filtro de óleo, uma vez que um influencia na qualidade do outro. Para garantir uma boa limpeza do motor, troque sempre os dois juntos no prazo recomendado.

E lembre-se de checar o nível de óleo com uma certa frequência, entre uma troca e outra. Dessa forma, você garante que sua motocicleta terá as melhores condições para rodar.

3. Substituindo (ou lavando) o filtro do ar

E já que estamos falando de filtro, outro filtro que deve ser trocado na manutenção da moto é o filtro do ar. Na motocicleta, essa peça tem como função proteger o motor das impurezas das estradas e da poluição do ar. Assim, os componentes da máquina não são afetados por elementos externos.

Existem dois tipos de filtro do ar de moto: o descartável e o lavável. É preciso identificar qual é o tipo de filtro que sua moto utiliza, informação que está presente no manual do veículo, para fazer a manutenção. Se for lavável, água e detergente neutro serão seus aliados.

4. Confira a estabilidade do baú plástico da sua moto

Se você utiliza um baú plástico para realizar entregas de moto ou tem um bauleto acoplado para carregar itens do dia a dia, deve verificar a estabilidade da caixa nas manutenções. O baú plástico é integrado à moto por meio de um suporte parafusado e são esses parafusos que podem se desgastar com o tempo.

Você também pode conferir se o quadro da roda traseira está em perfeitas condições, uma vez que um baú plástico que costuma carregar peso em excesso pode danificar outras partes da moto. Para não ter erro, confira sempre o manual do veículo para saber qual o limite de carga que o baú plástico pode acomodar.

5. Verificação dos freios

Todo veículo precisa ter freios sempre calibrados para diminuir as chances de acidentes. Nas motos, o sistema de freios pode ser em disco ou em tambor e cada um tem suas particularidades que devem ser analisadas por um mecânico, que conseguirá definir se é necessário fazer a troca da peça ou não.

A cada dois anos, é interessante trocar também o fluído de freio, que faz com que o sistema funcione da melhor forma possível.

6. A importância do óleo de bengala

Você já ouviu falar em óleo de bengala? Trata-se de um óleo que colabora para manter a motocicleta estável, permitindo uma melhor dirigibilidade. Esse óleo não precisa ser trocado em cada manutenção da moto, mas é bom renová-lo de tempos em tempos.

A validade do óleo de bengala é identificada no manual da moto, com uma recomendação da fabricante em relação à troca do mesmo. Não se esqueça de colocar a quantidade recomendada no manual, pois óleo à mais ou à menos impacta no consumo do veículo.

7. Calibragem dos pneus

Ao fazer manutenção da moto, um dos ajustes que você não pode esquecer é a calibragem dos pneus. Entretanto, essa regulagem não deve ser feita somente na manutenção periódica, mas quinzenalmente, uma vez que a moto é o tipo de veículo que roda grandes distâncias todos os dias.

Manter os pneus com calibragem incorreta pode fazer com que a moto perca em desempenho, gaste mais combustível e não seja tão segura para o condutor. Mais uma vez, o manual do proprietário será seu grande aliado, fornecendo informações sobre quantas libras é preciso para cada necessidade, variando de acordo com o tipo de estrada, o peso dos passageiros e se há um baú plástico com carga.

Tudo pronto para rodar!

Fazer manutenção na moto com regularidade é a melhor forma de garantir que o veículo funcionará com o máximo potencial de desempenho e de segurança. Siga sempre os prazos de “check-up” estabelecidos pelo fabricante, além de seguir todas as recomendações apresentadas anteriormente. Com tudo pronto, você pode rodar tranquilamente por aí!

 

 

Sobre a loja

Peças Automotivas, Casa e Garagem - Itália Ricambi. Loja de peças e acessórios para carros, utilidades domésticas e esporte e fitness.

Pague com
  • Pix
Selos

Piccirilli Import Export Distr e Com Ltda - CNPJ: 09.482.790/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade