Como evitar ruídos nas pastilhas de freio: 4 passos essenciais para uma troca correta

 

Se você já ouviu aquele chiado estridente que surge quando você pisa no freio e não sabe por que isso acontece, então este artigo é perfeito para você! Vamos explicar de forma clara e simples o que causa esse barulho irritante que afeta tantas pessoas.

Esse ruído, conhecido como chiado ou assobio ao acionar o freio do veículo, ocorre devido a micro-vibrações quando as pastilhas entram em contato com o disco de freio. Essa vibração pode ser causada por diversos motivos, como:

1 - Pastilhas de freio vitrificadas (endurecidas).

2 - Pastilhas novas instaladas em discos de freio deformados.

3 - Folgas entre pinos guias, cavaletes ou pinças.

4 - Pastilhas de freio que sofreram choque térmico e acabaram com a superfície vitrificada (devido a um erro no assentamento).

Conjunto instalado: Disco de freio ventilado, pinça e pastilhas

Conjunto de pinça, cavalete e pastilhas de freio

É importante destacar que o sistema composto por disco de freio, pinça, cavalete e pastilhas trabalha em conjunto. Portanto, durante a troca das pastilhas, não basta simplesmente substituir as antigas pelas novas. É necessário seguir alguns procedimentos de instalação para evitar problemas, sendo o ruído o mais comum deles. Os profissionais mecânicos devem ter conhecimentos específicos para reproduzir com precisão os processos de instalação recomendados pelos fabricantes.

Agora, vamos ver algumas recomendações para realizar a troca das pastilhas corretamente e reduzir a possibilidade de ruídos:

Passo 1: Substituição das peças deformadas

Ao trocar as pastilhas de freio, é recomendado que os discos também sejam substituídos ou retificados, desde que estejam dentro das medidas mínimas. Isso é crucial para garantir que a superfície de contato da pastilha esteja totalmente em contato com a face do disco de freio. Quanto mais plana a superfície, menor a chance de vibrações, ruídos e chiados. Portanto, é importante escolher marcas confiáveis de pastilhas e discos de freio.

Em alguns casos, ou por economia ou por falta de conhecimento acaba-se não substituindo os discos usados e danificados no momento da troca das pastilhas, este procedimento gera ruídos e no caso de execução de chanfros nos cantos das pastilhas, a perda da garantia do produto.

Em alguns casos, ou por economia ou por falta de conhecimento acaba-se não substituindo os discos usados e danificados no momento da troca das pastilhas, este procedimento gera ruídos e no caso de execução de chanfros nos cantos das pastilhas, a perda da garantia do produto.

Passo 2: Limpeza

A limpeza dos discos é extremamente importante. Os discos de freio novos costumam vir lubrificados com óleo ou verniz para evitar corrosão, mas esse produto pode contaminar as pastilhas de freio. Recomenda-se lavar os discos com um líquido apropriado para autopeças, removendo o óleo/verniz. Em seguida, finalize com uma lavagem utilizando detergente neutro e água para eliminar impurezas. Essa recomendação também se aplica à limpeza de discos de freio retificados. A pinça de freio, cavalete e pinos guia também devem ser limpos.

Para a lavagem dos discos de freio é recomendado usar água e detergente neutro.

Para a lavagem dos discos de freio é recomendado usar água e detergente neutro.

 

Passo 3: Lubrificação

O pó proveniente das pastilhas de freio é abrasivo, por isso, é essencial limpar a pinça de freio, o cavalete e os pinos guia. Se esse material abrasivo permanecer nas peças de contato após a troca das pastilhas, haverá desgaste ao longo do tempo, resultando em vibrações e ruídos no sistema de freio. Após a limpeza, é recomendado utilizar um lubrificante anti-ruído cerâmico de alta temperatura nos pontos de contato das partes móveis, como pinças, cavalete, pinos guia e costas das pastilhas em contato com o pistão. Esse procedimento reduz o ruído e preserva a integridade das peças. É importante destacar que a graxa não deve ser utilizada, pois não suporta o calor gerado pelo sistema de freio e danifica as borrachas que compõem o conjunto.

Uma recomendação importante é efetuar a limpeza das pinças, cavaletes e pinos guias, além de lubrificar com uma pasta anti-ruído cerâmica.

Uma recomendação importante é efetuar a limpeza das pinças, cavaletes e pinos guias, além de lubrificar com uma pasta anti-ruído cerâmica.

 

Passo 4: Assentamento das pastilhas nos discos

Essa é a etapa final e de extrema importância. O profissional responsável pela instalação deve inspecionar o serviço realizado e fazer o assentamento adequado das pastilhas antes de entregar o veículo ao cliente. A recomendação do fabricante Jurid é percorrer um trajeto tranquilo, atingindo uma velocidade máxima de 50 km/h, e realizar cerca de 30 a 40 frenagens suaves durante o percurso. Dessa forma, as pastilhas novas não serão expostas a temperaturas excessivas que possam vitrificar sua superfície.

 

É fundamental que esse processo seja realizado por um profissional qualificado, com máxima atenção à segurança para evitar acidentes durante o trajeto. É importante ressaltar que, em caso de emergência, durante o processo de assentamento, a frenagem suave deve ser desconsiderada e o freio deve ser utilizado conforme necessário para parar o veículo rapidamente e evitar acidentes.

O Italia Ricambi recomenda a leitura deste artigo aos nossos clientes, para que tenham um conhecimento mínimo sobre a troca das pastilhas de freio. Além disso, recomendamos que a substituição das pastilhas de freio ou qualquer serviço automotivo seja sempre realizado por profissionais qualificados e de confiança.

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No mercado, também existem pastilhas cerâmicas, que possuem maior poder de frenagem devido à sua composição com metais nobres (cobre e latão), materiais orgânicos e placa anti-ruído nas costas das pastilhas. Isso reduz drasticamente a possibilidade de ruídos. No entanto, é importante ressaltar que, mesmo ao utilizar esse tipo de produto, as recomendações acima devem ser seguidas.

 

Texto de: Andre’ Piccirilli (fundador do Italia Ricambi)

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25/05/2023
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