A importância da troca de óleo dentro do prazo

Você já se perguntou o porquê de trocar o óleo do seu carro dentro do prazo certo sendo que não atingiu a quilometragem necessária? Se sim, estamos aqui para responder a sua dúvida e ainda dar algumas dicas para a hora da troca. Se o seu carro roda pouco, de três a quatro mil quilômetros no ano, por exemplo, é possível que essa dúvida seja sua. Afinal, a recomendação é que a troca seja feita se o carro rodar 10 mil quilômetros ou a cada 12 meses, o que acontecer primeiro.

A resposta é: sim, você deve trocar o óleo dentro do prazo. Pois ele possui peças automotivas que precisam ser lubrificadas para funcionarem em perfeito estado e não serem descartadas tão rápido, assim, precisando de manutenção com mais frequência.

Outro ponto da necessidade de trocar dentro do prazo é a troca de calor que acontece no motor. O óleo deve ter as mesmas características de lubrificação no calor ou no frio. Para isso, é necessário usar o óleo recomendado para o seu carro. Por exemplo, se você tem um carro da Ford, é necessário um óleo que seja específico para a marca e modelo do carro, pode ser o óleo Ford Motorcraft 5W30 sintético caso seu carro seja o Ford Focus.

A falta do óleo certo ou da troca dentro do prazo pode ser ainda pior, fundindo o motor. Além disso, problemas na bomba de óleo pela falta de cuidado e manutenção podem levar ao mesmo fim.

Com isso, melhorar o desempenho do carro, evitar dores de cabeça e prejuízos futuros, são ótimos motivos para sempre trocar o óleo dentro do prazo. 

 

Não perca o prazo para fazer a troca

O prazo para a troca pode variar de acordo com a base do óleo para o carro. Se a base for mineral, a troca será a cada cinco mil quilômetros, se for semissintético, a troca será a cada dez mil quilômetros e se for sintético, a troca é a cada 20 mil quilômetros. Por isso, é colocado aquele adesivo na parte interna do para-brisa do carro, que informa a quilometragem da última troca e quando deve ser realizada a próxima troca de óleo.

Mas não só a importância dessa troca, também temos que entender o porquê é necessário procurar o óleo certo para o carro e porque às vezes é necessário procurar uma oficina para avaliar toda essa parte.

 

A importância do óleo certo

Quando chegar o momento da troca do óleo do carro, você tem que ter o cuidado de usar o óleo certo para o seu veículo, seja ele de base semissintética, sintética ou mineral. Jamais misture óleos diferentes, isso impacta diretamente no funcionamento do motor e outras peças automotivas do carro.

E se essa mistura for com óleo antigo que sobrou de outra troca é pior, pois o lubrificante pode perder a sua viscosidade com os meses, e esse é um fator importante para conservar as peças do seu veículo. No caso, sem lubrificação ou com a viscosidade baixa pode ocorrer um atrito nas peças, diminuindo o tempo útil do motor.

 

A importância de um profissional

A importância de procurar uma oficina ou concessionária para fazer é pela manutenção e cuidado com o carro no momento da troca. Não só trocar o óleo, o profissional será responsável por revisar todo o veículo e com isso checar se são necessários outros reparos e ver como o óleo antigo estava impactando o motor e as outras peças. Assim, ele poderá ver se é preciso fazer outras reparações e se aquele é realmente o óleo certo para seu veículo.

 

Por que um óleo de qualidade?

Às vezes pelo custo as pessoas procuram por produtos mais baratos para poupar o bolso, mas nem sempre isso dá certo, principalmente com óleo para automóvel. Já entendemos a função do óleo durante este artigo, o que ele faz nas peças automotivas e como pode prejudicar o veículo caso não seja trocado dentro do prazo, seja misturado ou seja feito de forma errada. A qualidade do produto também impacta diretamente nessas coisas, pois um óleo que não tem os componentes necessários e seja de má qualidade não irá agir da maneira que o veículo necessita.

 

O óleo é responsável, principalmente, pela lubrificação do motor, ele evita o atrito entre as peças e com isso, o desgaste delas. A falta disso, pode fazer o motor travar e com isso causar mais problemas. Além disso, é responsável por manter a temperatura certa para o motor e a limpeza dele. Ele tira a sujeira que é gerada pela combustão.

 

Além disso tudo, ele atua como agente de vedação, responsável pela proteção contra a oxidação, impedindo que o lubrificante vaze ou que algum elemento externo entre no motor e contamine o sistema. Um óleo de má qualidade não irá conseguir atuar em todas essas funções e ainda pode trazer mais problemas para o carro. Assim, gastando mais do que gastaria em um kit troca de óleo de qualidade.

 

 

 

 

 
Sobre a loja

Peças Automotivas, Casa e Garagem - Itália Ricambi. Loja de peças e acessórios para carros, utilidades domésticas e esporte e fitness.

Pague com
  • Pix
Selos

Piccirilli Import Export Distr e Com Ltda - CNPJ: 09.482.790/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade