5 Dicas de Cuidados com os Freios e Quando Trocá-los

Os freios de um veículo são essenciais para garantir segurança ao motorista e demais passageiros do automóvel. Por isso os cuidados com os freios devem ter atenção especial do proprietário do automóvel, a fim de garantir que o mesmo apresente qualidade e bom desempenho em momentos de necessidade e no uso cotidiano.

Além de que, manter os cuidados diários necessários com os freios do veículo são a forma mais eficaz de evitar custos com a manutenção. 

O freio é composto por pedal, servo freio, pastilhas e lonas, discos, cilindro-mestre, pistões, tubos de metal, mangueiras flexíveis e o fluído. E para que o veículo apresente bom desempenho, cada uma dessas peças deve apresentar bom funcionamento e estar em ótimo estado de conservação. Por isso, a fim de te auxiliar nos cuidados diários com os freios do seu veículo, separamos aqui algumas dicas essenciais de preservação do seu veículo.

 

Dicas de sucesso para o seu veículo

  • Freie seu veículo suavemente

Em alguns casos não é possível frear o veículo de forma suave, essencialmente em situações em que o motorista é submetido a atitudes emergenciais, em situações inesperadas.

Mas o ideal para manter a qualidade dos freios realizando o processo de redução velocidade, de forma suave e assim evitando o desgaste dos componentes do freio.

 

  • Regulagem na troca do fluído do freio

O fluído consiste em um líquido presente acima do cilindro-mestre, responsável pela pressão que aciona os pistões das pinças de freio dianteiras contra as pastilhas e os cilindros de roda traseiros. Sendo assim, os fluídos de freio do veículo são essenciais para boa execução geral do sistema de frenagem do veículo, ou seja, o motorista deve ficar atento qualquer vazamento ou contaminação deste líquido. Isto é, recomenda-se que a checagem e regulagem seja feita semanalmente.

 

  • Atenção para pastilhas e disco do freio

As pastilhas de freio são componentes muito importantes responsáveis em parar o veículo ao entrar em contato com o disco. Sua troca e ajuste devem ser feitos constantemente e pontualmente, sendo recomendável trocar a peça quando o material de atrito atingir uma espessura mínima, que geralmente é de 3 milímetros. Verifique as pastilhas de freio do seu veículo a cada 10.000 km percorridos.

 

  • Fique atento aos ruídos

Ruídos internos, nunca são sinal de coisas boas, não é mesmo?  Em todos os casos o motorista deve atentar-se aos ruídos, pois ele serve como sinais de alerta sobre algum mal funcionamento ou outro problema que necessite de cuidados por parte do motorista. Assim se pode identificar problemas frenagem ao ouvir um chiado agudo ao frear. Neste caso recomenda-se levar o veículo ao seu mecânico de confiança o quanto antes para verificar o estado dos discos e pastilhas de freio. Fique atento!

 

  • Faça utilização do freio motor

O freio motor não é componente visível do sistema de freios, mas consiste em uma forma de condução que adiciona segurança ao sistema geral de freios, essencialmente em viagens de longa duração, sendo ele, um auxílio às frenagens mais longas.

Este tipo de freio também é acionado no trânsito, quando em um congestionamento o veículo realiza alguma desaceleração.

O freio motor é uma ótima opção para economizar e melhorar as condições de manutenção do veículo, pois com a utilização do freio motor, o motorista acaba poupando o sistema de freios principal do carro.

Todos os aspectos devem ser considerados para o bom desempenho do sistema de freios. Isto é, tanto a parte eletrônica quanto a mecânica devem ser analisadas. Por isso, tome atitudes preventivas com o pensamento de que os freios são um conjunto e funcionam de maneira simultânea. Além de que os componentes do freio se desgastam ao longo do tempo e precisam ser revisados periodicamente. Seja pontual com a manutenção dos freios do seu veículo e garanta um bom desempenho.

 

Importância dos componentes de segurança num automóvel

Além dos freios do veículo, existem alguns outros aspectos que devem ser levados em conta para segurança completa do veículo e que devem ser revisados constantemente pelo condutor do veículo, como por exemplo:

Suspensão – quando a suspensão do veículo está danificada o veículo perde a capacidade de frenagem, podendo fazer com que o motorista perca a direção do veículo.

Amortecedores - quando os amortecedores do veículo não estão funcionando com total eficiência, o desempenho geral é comprometido, fazendo com que o carro perca a estabilidade.

Airbags - este acessório de segurança é extremamente necessário para momentos de colisão. Consistem em bolsas de ar que inflam no momento do choque e que devem ser trocadas logo após a colisão. Em caso de não colisão a validade de um airbag tem tempo estimado de 10 anos.

Cintos de Segurança- os cintos de segurança, além de serem obrigatórios, devem ser bem selecionados pelo condutor. Nesse caso, o motorista deve preferir essencialmente os cintos da categoria pré-tensionador, pois eles eliminam a folga entre o assento e o usuário e tem ação mais rápida em momentos necessários.

Cuidados com os Freios do Carro

 

Sobre a loja

Peças Automotivas, Casa e Garagem - Itália Ricambi. Loja de peças e acessórios para carros, utilidades domésticas e esporte e fitness.

Pague com
  • Pix
Selos

Piccirilli Import Export Distr e Com Ltda - CNPJ: 09.482.790/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade