Por que usar calotas esportivas em seu carro?

Para aqueles que não dispensam a personalização e beleza em seus carros, as calotas automotivas são a opção ideal, visto que promovem estilo e se encaixam em todos os designs. Atualmente, existem vários tipos e tamanhos dessas peças automotivas disponíveis, tanto para quem deseja customizar seu veículo quanto para aqueles que desejam proteger suas rodas. Seja qual for seu objetivo, utilizar as calotas é essencial, sendo necessário conhecer todos os tipos para saber qual é o que mais atende suas necessidades e desejos.

As calotas esportivas são diferenciadas, promovendo maior valorização para o veículo, visto que altera sua identidade básica. Instalar calotas douradas ou até mesmo escurecidas promove um ar único para o carro, destacando-se dentre os demais. Portanto, no post de hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de calota e como utilizá-las em seu veículo. Preparado?

O que são as calotas e qual é a sua importância?

As calotas são discos decorativos instalados na parte central da roda de um carro. Ela cobre as porcas ligadas ao volante, melhorando não apenas a aparência da roda, mas também a beleza do veículo como um todo.

Contudo, elas ainda vão além da valorização da aparência. Utilizar calotas é uma maneira eficiente de proteger as rodas de seu carro contra batidas no meio fio durante manobras para estacionar. Sabemos que rodas podem ser um tanto quanto caras e quanto mais forem protegidas melhor será para seu bolso e sua segurança.

As calotas protegem as porcas, freios e rolamentos de elementos prejudiciais, como estradas, sujeira, lama e até mesmo água. Estes itens podem formar ferrugem e corrosão nas rodas, prejudicando sua aparência e comprometendo sua segurança. Portanto, além de assegurar contra pequenos danos do cotidiano que prejudicam a aparência do carro, elas também protegem as estruturas da roda em médio e longo prazo.

Entendendo sobre os tipos de calotas

Como falamos, existem diversos tipos de calotas disponíveis no mercado e cada uma é direcionada para um objetivo específico de estética. Atualmente existem dois grandes grupos: as calotas aparafusadas e as de pressão ou clip. O primeiro é encaixado no conjunto com os parafusos, que são responsáveis pela sustentação da roda. Esse é o tipo mais seguro, visto que sua retirada pode ser feita somente removendo a roda do eixo. Agora, o segundo grupo abrange calotas que são fixadas por meio de encaixe de pressão, ficando travadas na frente do conjunto. Por mais que tenham um acabamento mais refinado e não deixam aparecer quase nada das rodas, elas são mais fáceis de serem roubadas ou de se soltarem na estrada.

Bom, agora que você entendeu os dois grandes grupos, veja quais são os tipos de calota abaixo. Lembrando que todos eles podem ser de encaixe ou aparafusadas.

Calotas fechadas

As calotas fechadas escondem todas as partes da ferragem das rodas, protegendo-as por completo. Portanto elas são inteiras e possuem o formato exato da roda. Sua utilização é mais comum em carros antigos, como Kombi e Fusca, devido ao design clássico.

Calotas abertas ou raiadas

Totalmente ao contrário do modelo anterior, esse tipo de calota é vazado, o que permite que boa parte da roda fique exposta. Elas são utilizadas em sua grande maioria por carros populares e esportivos, sendo o modelo mais visto por aí. 

Calotas tuning

As calotas tuning são fabricadas para carros totalmente personalizados e são produzidas de acordo com os gostos e desejos dos proprietários dos veículos. Esse estilo é a melhor opção para aqueles que possuem um carro tunado, afinal são desenhadas de maneira exclusiva. Elas são extremamente detalhadas, chamando a atenção e se diferenciando totalmente das demais.

Calotas esportivas

Como o próprio nome sugere, as calotas esportivas são ideais para os carros que possuem esse estilo mais agressivo. Elas são maiores justamente para poderem acompanhar o tamanho das rodas desse tipo de carro. Elas possuem traços mais fortes para combinar com esses automóveis mais robustos e que exigem estradas mais arrojadas.

Como cuidar de suas calotas?

Se você investiu nessas peças para carro para deixá-lo mais bonito, provavelmente sabe que elas merecem sua atenção e cuidados. Portanto, realizar sua limpeza periodicamente, além de contribuir para a estética do veículo, também auxilia em sua conservação e durabilidade. Sendo assim, para realizar a limpeza basta fazer uma solução de água e detergente neutro. Em seguida, molhe as calotas frias com água e aplique a mistura com uma esponja macia. Depois enxágue e por fim passe um pano seco, macio e que não solte fiapos. Assim você vai garantir que ela não fique riscada ou manchada.

Bom, agora que você já sabe tudo sobre os tipos de calotas, já sabe qual escolher para seu carro. Lembre-se que as calotas esportivas podem promover um ar totalmente diferenciado, além de proteger suas rodas. Por fim, não se esqueça da manutenção periódica para garantir sua durabilidade ao longo do tempo.

 

https://www.italiaricambi.com.br/calotas-esportivas-para-carros

Sobre a loja

Peças Automotivas, Casa e Garagem - Itália Ricambi. Loja de peças e acessórios para carros, utilidades domésticas e esporte e fitness.

Pague com
  • Pix
Selos

Piccirilli Import Export Distr e Com Ltda - CNPJ: 09.482.790/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade