Kits para troca de óleo: vale a pena?

Kits Troca de Óleo

Realizar a troca de óleo de acordo com as recomendações do fabricante é muito importante para um bom desempenho do motor de qualquer veículo. Isso porque, é ele que mantém as peças do motor lubrificadas, evitando qualquer atrito entre elas e o desgaste que pode ocorrer pela falta dele. Sabendo disso, é comum surgirem algumas dúvidas sobre a troca, como o tipo de óleo ideal, quando trocar, se os kits para troca de óleo valem a pena, etc. Sendo assim, criamos esse post especialmente para você que está um pouco perdido entender de uma vez por todas como funciona a troca de óleo e se realmente vale a pena comprar os kits.

Por que devo trocar o óleo?

Como falado, o óleo do motor do carro é o responsável por além de lubrificar as peças, prevenir seu desgaste, oxidação e corrosão. Além disso, ele controla o calor gerado pelo motor, para que ele não passe para os outros sistemas de forma exagerada. Ou seja, quando a troca de óleo não é realizada de acordo com as indicações do fabricante, pode ocorrer a formação de borra que impede a lubrificação, aumenta o atrito das peças, gera desgaste precoce, aumenta o consumo de combustível e pode até mesmo chegar na fundição do motor, causando gastos muito maiores do que uma simples troca de óleo.

Quando realizar a troca?

Não é possível generalizar a troca de óleo, pois cada carro possui um tempo específico, podendo variar de acordo com a marca, tipo de carro, tempo de uso, entre outros. Contudo, geralmente o intervalo varia entre 5 mil km e 10 mil km rodados, ou se não atingir essa quilometragem em um curto espaço de tempo, o ideal é realizar a troca a cada 6 meses ou 1 ano.

Por mais que você não utilize tanto o carro, a troca de óleo é necessária nesse período, pois ainda assim as impurezas chegam até o motor, prejudicando sua eficiência e como falado causando problemas ainda mais graves.

Além disso, o filtro de óleo também deve ser trocado, pois é ele quem impede que tais impurezas cheguem até o motor. Quando ele não é trocado, a passagem do óleo para as peças do veículo não é feita da maneira correta, sendo ideal que a substituição de filtros de óleo seja feita a cada duas trocas no máximo.

Como saber se devo trocar o óleo?

Além de seguir as recomendações da montadora, é muito importante que você realize algumas checagens regulares. Elas são bem simples e basta você aguardar pelo menos 5 minutos após desligar o carro e utilizar a vareta para identificar o nível do óleo. Ele precisa estar exatamente do meio dos marcadores da vareta, pois caso esteja muito abaixo a lubrificação é prejudicada e se estiver muito alto é perigoso vazar e danificar outras peças do carro.

As checagens podem ser realizadas a cada mês em carros mais novos e nos mais antigos a cada duas semanas. Tenha sempre uma empresa de confiança para poder contar, pois ela irá realizar orientações corretas sobre seu veículo, como prazo para troca, tipo de óleo que deve utilizar, entre outros.

Quais são os tipos de óleo?

Falando em tipo de óleo, essa parte é um pouco mais técnica, mas ainda assim imprescindível para não danificar seu motor. Isso porque, existem três tipos de óleo e já podemos adiantar que eles não devem ser misturados de forma alguma. São eles: sintético, mineral e semi-sintético.

O primeiro é produzido em laboratório, sendo possível ter total controle das propriedades finais e é considerado o mais puro dos três. O segundo é obtido por meio da separação de substâncias contidas no petróleo e é mais espesso. Por fim, o óleo semi-sintético é uma mistura dos anteriores, possuindo as melhores características de cada um.

Kits para troca de óleo valem a pena?

Portanto, realizar a troca de óleo não é apenas um gasto, mas sim um investimento, visto que ele irá auxiliar no bom desempenho do carro como um todo, conservando suas peças e consequentemente aumentando sua valorização dentre os demais carros no mercado. Contudo, uma forma de gastar menos a longo prazo é adquirir os kits para troca de óleo. Isso porque, eles geralmente possuem 3 a 5 litros de óleo e 3 filtros sendo o de óleo, ar e combustível, sempre de acordo com o que seu carro precisa.

Como falado, não é recomendado misturar os óleos e ao adquirir o kit você não irá perder qualquer item, pois os óleos são os mesmos. Além disso, é provável que o preço do óleo que você compre hoje esteja mais caro daqui a seis meses, sendo possível economizar ao pagar o mesmo valor por 4 óleos que irão durar no mínimo dois anos. 

Sendo assim, por mais que o valor seja mais alto à primeira vista, o kit se torna mais barato a longo prazo, sendo uma forma inteligente de economizar.

Sobre a loja

Peças Automotivas, Casa e Garagem - Itália Ricambi. Loja de peças e acessórios para carros, utilidades domésticas e esporte e fitness.

Pague com
  • Pix
Selos

Piccirilli Import Export Distr e Com Ltda - CNPJ: 09.482.790/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade